Temos que concordar que chocolate é tudo de bom. Em barra, bombom, chocolate quente, mousse, bolo de chocolate… enfim, ele arrasa seja qual for seu formato!

chocolate mitos e suas curiosidades post

Apesar de quase todo mundo concordar que esse alimento é uma delícia, pouca gente sabe que ele faz parte da nossa história há um bom tempo.

As árvores de cacau são provenientes do continente americano e foi aí também que o chocolate nasceu.

 

Breve História do Chocolate

Existem indícios do uso de cacau antes mesmo de 1200 a.C. As civilizações Olmeca, Maia e Azteca faziam bebidas utilizando seus grãos fermentados. Para eles, o cacau tinha um enorme valor e inclusive usavam seus grãos como moeda. Por exemplo, um escravo custava 100 grãos de cacau enquanto um coelho custava em média 30 grãos de cacau.

Porém, como disse antes, nessa época esse alimento era consumido apenas como bebida e seu sabor era bem diferente do que conhecemos hoje.

historia sobre o chocolate

Fonte: mexicolore.co.uk

 

Quando os espanhóis chegaram a América e conheceram essa bebida, suas reações foram diferentes… Sem saber o que era o cacau, muitos ignoraram o produto.Porém, um deles, Hernando Cortez, resolveu levar a iguaria a Espanha. Os espanhóis, por sua vez, adaptaram a receita para seu paladar, adicionando açúcar ou mel e outras especiarias.

Aos poucos, esse alimento (ainda em formato de bebida) foi se espalhando por todo continente europeu.

Foi só em 1828 que um químico neerlandês (van Houten) inventou um processo chamado “Dutch” que permitia que a manteiga de cacau fosse extraída dos grãos, formando uma massa que poderia ser transformada em pó.

Isso abriu as portas para grandes empresas brincarem com o chocolate. Uma delas, Fry & Sons, inventou a primeira barra de chocolate em 1847. Daí pra frente o chocolate só melhorou!

 

Os diferentes tipos de chocolate:

Qual o seu preferido? Eu adoro o amargo, mas de vez em quando simplesmente PRECISO de um chocolate ao leite para adoçar meu dia.

No mercado encontramos diferentes porcentagens e tipos desse alimento, mas você sabe o que significa cada um deles?

 

Chocolate 100% Cacau: Geralmente utilizado para confeitaria, não leva nada de açúcar. Ou seja, é composto apenas de licor de cacau.

 

Chocolate Amargo e Meio Amargo: Contém pelo menos 35% de licor de cacau, manteiga de cacau e açúcar. Alguns fabricantes incluem lecitina e aroma de baunilha – mas se inclui algum ingrediente além desses, é melhor desconfiar. Menos é mais quando se trata de chocolate. Um chocolate pode ser mais ou menos amargo dependendo da sua porcentagem de cacau. Por exemplo, se contém 70% de cacau, isso significa que os demais 30% serão de açúcar.

 

Chocolate Ao Leite: Contém pelo menos 10% de licor de cacau, manteiga de cacau, açúcar e leite (que pode ser em pó, condensado ou líquido).

chocolate ao leite

Fonte: the-dailygrind.co.uk

 

Chocolate Branco: Apesar de ter sido batizado de chocolate, esta variação não é chocolate. Isso porque em sua composição não há licor de cacau. Este produto deve conter pelo menos 20% de manteiga de cacau, pelo menos 14% de leite e açúcar.

 

Todos eles (até mesmo o branco que não é bem chocolate de verdade) são deliciosos e são a base da confeitaria.

Mas trabalhar com essa iguaria, não é tão simples assim. Existem alguns truques que facilitam o seu uso.

 

Aqui vão 3 Dicas Imperdíveis Sobre o Cozinhar com Chocolate:

 

Chocolate e água são inimigos mortais. Estes dois não se misturam. Apenas uma gotinha e a água pode mudar completamente a sua textura, deixando-o com uma consistência “empapada”. Nada salvará seu chocolate desse problema.

 

Cuidado ao derreter. É preciso ter muito cuidado para não sobreaquecer. No microondas, o derreta em potência baixa com intervalos de 30 segundos. Mexa entre os intervalos. No banho maria, não deixe que a vasilha encoste na água para não super aquecer o chocolate.

 

Para sobremesas, prefira chocolates com alto teor de cacau. Se a sua sobremesa já leva açúcar, o ideal é optar por aqueles que contenha uma porcentagem maior de cacau – ou seja, com menor teor de açúcar. Opte por aqueles com 50% ou mais cacau.

chocolate e sobremesa

Fonte: consumerreports.org

 

Para terminar, trouxe aqui algumas curiosidades. Afinal, essa delícia nunca deixa de nos impressionar.

 

3 Coisas que Você não Sabia sobre Chocolate:

Nada de dar chocolate para seu animal de estimação. Esse alimento contém uma substância chamada teobromina. Para intoxicar um ser humano, esta precisa ser ingerida em uma enorme quantidade. Porém, gatos e cães são muito mais sensíveis a ela e um pedaço de chocolate pode deixá-los doentes ou até matá-los. Por isso, é importante manter o chocolate BEM LONGE dos pets.

 

Chocolate traz felicidade! Ele contém várias substâncias que influenciam no nosso humor. Uma delas, o triptófano, aumenta os níveis de endorfina e serotonina no nosso cérebro, causando assim sensação de euforia.

chocolate traz felicidade

Fonte: cdn.shopify.com

 

Chocolate é mesmo afrodisíaco? Ao contrário do que muitos acreditam, infelizmente, não existem estudos que provem que esse alimento é de fato afrodisíaco. Porém, já se sabe que o chocolate estimula sensações de euforia, o que pode nos deixar mais românticos.

Este post estava uma delícia. Super “achocolatado”! Me deixou morrendo de vontade de comer chocolate!

Aposto que você também ficou babando… Que tal pegar uma barrinha na despensa e matar à vontade?

Para mais Receitas, Dicas e Curiosidades não deixe de seguir Receitas Tá na Hora!! 🙂

Ajude o Canal a Crescer Inscreva-se. isso nos Motiva Muito e é Grátis! 🙂

 

Siga-me

Facebook  Youtube

Compartilhe com os amigos e sua familía!

Este post tem um comentário

  1. gessica lima

    Os diferentes tipos de chocolate:

Deixe um comentário