Não há quem duvide que o feijão é o queridinho dos brasileiros. Com alto valor nutritivo, este alimento contribui para a sensação de saciedade e proporciona nutrientes essenciais como proteínas, ferro, cálcio, carboidratos e fibras.

feijao saiba como cozinhar e armazenar

Há inúmeras maneiras de prepará-lo, mas aqui a gente prefere sempre ensinar a forma mais simples, e a partir disso você vai aprimorando da sua forma.

Então vamos arregaçar as mangas que hoje é dia de desvendar todos os mistérios que rondam essa comida que é a cara do nosso país.

 

O preparo:

1.A primeira coisa a ser feita é separar os grãos bons dos ruins. Abra o pacote, espalhe os feijões e separe os que estiverem ruins, como também tire as pedrinhas que podem vir dentro. Antigamente era muito comum que o feijão viesse sujo, cheio de pedras e talos.

Hoje ele já vem bem limpinho, mas não custa nada fazer esse processo de escolha.

2.Coloque os grãos escolhidos em uma peneira e lave bem. Depois disso coloque ele dentro de uma tigela e cubra com água de maneira que fique bem acima dos feijões.

Deixe de molho por umas 8 horas. (Esse processo é bem importante pois além de deixar o feijão hidratado e mais macio, ele também diminui o tempo de cozimento).

E não é só isso: deixar de molho também ajuda a eliminar as toxinas que dificulta na nossa digestão e aumenta a produção de gases.

 

Cozinhar na panela de pressão:

1.Jogue fora a água em que o feijão estava de molho. Passe os grãos para uma panela de pressão, cubra com a água e coloque duas folhas de louro.

2.Tampe, leve ao fogo médio e deixe cozinhar por mais 20 minutos a partir do momento que a válvula começar a apitar. Desligue e quando toda a pressão tiver saído, abra a tampa. (Você pode acelerar esse processo levantando a válvula com um garfo).

Nunca abra a panela quente e com pressão.

3.Veja se os grãos estão macios, se não estiverem volte para o fogo novamente, desta vez sem a tampa e deixe cozinhar por mais alguns minutos.


Cozinhar na panela comum:

(Para cada xícara (chá) de feijão use 3 de água)

1.O processo é o mesmo, só que bem mais demorado. Adicione o feijão e a água, tampe a panela e depois que começar a ferver espere 1:30hs, confira se os grãos estão macios e se estiver é hora de temperar.

 

Como temperar:

1.Para cada 1 xícara (chá) de feijão, use 1 cebola cortada em cubos, 2 dentes de alho amassados e 1 colher (sopa) de azeite. Refogue a cebola no azeite por 3 minutos, até que fique levemente dourada. Adicione o alho e misture bem.

Acrescente 1 concha de feijão cozido com um pouco de caldo, e amasse os grãos – isso vai fazer com que seu caldo engrosse.

2.Transfira o feijão cozido (com o caldo) da panela de pressão para a panela normal e misture bem. Tempere com sal e pimenta a gosto.  Deixe cozinhar em fogo baixo, sem tampa, por cerca de 5 minutos ou até ficar na consistência desejada.

feijao cozido

 

Como armazenar feijão:

Espere o feijão esfriar e coloque em potes plásticos que tenham tampas e que vedem bem, depois coloque no freezer.

Dica 1: Não é recomendado colocar na geladeira, pois ela não atinge a temperatura baixa necessária para esse procedimento.

Dica 2: De preferência não congele ele temperado, apenas cozido, assim você vai ter um feijão sempre fresquinho.

Dica 3: Congele porções pequenas, que você vai usar no dia, para que ele não perca o seu valor nutritivo.

Para mais Receitas, Dicas e Curiosidades não deixe de seguir Receitas Tá na Hora!! 🙂

Ajude o Canal a Crescer Inscreva-se. isso nos Motiva Muito e é Grátis! 🙂

 

Siga-me

Facebook  Youtube

Compartilhe com os amigos e sua familía!

Deixe um comentário