Um dos primeiros pratos que aprendemos a fazer é o macarrão. Com sua fama de ser fácil e prático, todo mundo sabe prepará-lo de um jeito ou de outro. Mas é aí que a gente se engana e comete algumas falhas durante o seu preparo.
Não pense que para cozinhá-lo basta apenas adicionar massa à água fervente e pronto. A história não é bem assim.
Conseguir o macarrão perfeito não é tão simples e por isso resolvemos dar algumas dicas para que você consiga fazer este prato super irreverente com o máximo de perfeição possível. Prometo que não haverá decepções.
1. Medida Certa
Primeiro de tudo, para cada 100g de massa, coloque 1 litro de água na panela. Essa proporção não deixa o macarrão grudar e faz com que cozinhe por igual.
2. Capriche no Sal
Alguns chefs dizem que a água tem que ficar salgadinha igual ao mar, que é para temperar bem a massa. Mas só adicione o sal quando a água estiver borbulhando, senão ela demorará muito para ferver.
Uma boa medida é de 1 colher de sopa de sal para cada 2,5L de água. Pode parece muito, mas lembre-se que uma grande quantidade desse sal vai escorrer junto com a água.
3. Óleo na Água?
Não precisa! Com a quantidade certa de água no cozimento a massa não vai grudar uma na outra. Sem contar que com o óleo o molho não adere direito a massa. E isso é uma coisa que nós não queremos!
4. Tempo de Cozimento
Não tem tanto segredo assim, é sempre aquele que vem indicado na embalagem. Mas se você quiser ter certeza de que está no ponto o seu macarrão, corte um pedaço da massa e observe se tem um ponto branco no meio. Ela estará pronta quando estiver de uma cor só.
5. Mexer é Preciso!
Colocou o macarrão na água fervente? Então já pode começar a mexer. Não precisa ser direto e sem parar não, vá mexendo com certa frequência para que ele fique sempre em movimento na panela. Dessa forma ele não irá grudar!
6. Nada de Água Fria ou Gelada
Sempre tem alguém que diz para jogar água fria no macarrão logo após cozinhá-lo. Mas se você seguiu nossas dicas corretamente até aqui, não precisa fazer isso de jeito nenhum.
Além de remover o sabor do macarrão ao lavá-lo, você também tira o amido da superfície que ajuda a absorver todo o sabor do molho. Então, é só colocar o macarrão na peneira e dar uma chacoalhada para tirar o excesso de água.
PS: Se você não for servir o macarrão imediatamente, pode fazer esse processo de lavá-lo com água fria para que não fique grudento. Mas é só nesse caso, tá?
7. Sirva Imediatamente
Logo após escorrer a massa, misture-a ao molho e sirva de imediato. Por isso, sempre prepare o molho antes da massa. Ele pode ser até requentado, já a massa não.
Gostou dessas dicas? Então compartilhe com os amigos!!
Para mais Receitas, Dicas e Curiosidades não deixe de seguir Receitas Tá na Hora!! 🙂
Ajude o Canal a Crescer Inscreva-se. isso nos Motiva Muito e é Grátis! 🙂