A páscoa está chegando e os supermercados já estão cheios de ovos de chocolate. Mas a cada ano eles se tornam mais caros, dificultando um pouco a vida dos consumidores.
Uma boa opção a isso é fazer o seu próprio ovo de páscoa caseiro e escolher o recheio da sua preferência, além de poder dá-los de presente e até vendê-los e conseguir um dinheiro extra.
Fonte: Shutterstock.com
Mas antes de começar, precisamos explicar uma coisinha. Existem 3 tipos de chocolates a venda no mercado: Os chocolates nobres, os fracionados e os hidrogenados.
No geral eles se diferenciam na relação de gordura, o que influencia no sabor, na qualidade e no preço.
Chocolate Nobre:
Para serem considerados assim, precisam ter no mínimo 25% de cacau. Possuem manteiga de cacau na sua composição, o que faz com que ele seja mais saboroso e de melhor qualidade. Mas eles precisam passar por um processo chamado temperagem para endurecerem novamente depois de derretido. (Só assim poderíamos fazer os ovos).
Chocolate Fracionado:
São considerados uma cobertura de chocolate, e ao invés de manteiga de cacau, eles contém gordura vegetal. O que faz com que ele perca sabor, comparado ao chocolate nobre. O ponto positivo desse tipo de chocolate é que não é necessário fazer a temperagem para que ele endureça e fique na forma desejada.
Chocolate Hidrogenado:
O mais barato e também o pior em termos de qualidade. Possui gordura vegetal de soja e uma maior quantidade de gordura total. Também dispensa o processo de temperagem e costuma ser mais fácil de trabalhar por resistir bem ao calor e à mudanças de temperatura. Porém é considerado um chocolate de gosto ruim.
Fonte: oishiiidesu
Temperagem
É um choque térmico no chocolate, que faz com que ele se cristalize de forma correta e não derreta com facilidade nos dedos. Sem ela, alguns chocolates não aguentam firmes fora da geladeira, logo começam a derreter devido ao calor.
Então, mão na massa:
- Pique 400g de chocolate ao leite.
- Separe cerca de 1/4 do chocolate picado em uma tigela e reserve.
- Pegue o restante do chocolate e coloque em outra tigela em banho maria. Derreta o chocolate até que o termômetro, colocado no meio da tigela, chegue à aproximadamente 50°C.
- Quando estiver derretido, adicione o restante do chocolate picado. Com uma espátula, mexa o chocolate sem parar até que ele derreta por completo. E deixe esfriar em temperatura ambiente.
- Coloque a tigela de chocolate outra vez em banho maria e mexa. Se você estiver usando chocolate amargo, deixe a temperatura entre 30°C e 33°C.
Para saber se o chocolate atingiu o ponto ideal, mergulhe uma espátula de metal no chocolate e coloque no balcão. O chocolate deve começar a secar entre 3 e 5 minutos e deve ter um brilho acetinado, sem rachaduras.
Se o chocolate não tiver essa aparência após 5 minutos, volte a mexer com a espátula até que ele se firme.
Sem Temperagem:
Essa é a forma mais fácil para fazer ovo de páscoa caseiro, porém, o chocolate utilizado não é muito saboroso. Então, você vai precisar:
- 200g de chocolate ao leite ou meio amargo Fracionado (você pode aumentar essa quantidade, dependendo de quantos ovos irá fazer).
E para preparar:
- Pique o chocolate dentro de um bowl de vidro. Leve o recipiente ao micro-ondas e coloque de 30 em 30 segundos em potência alta. Sempre mexendo nos intervalos.
- Quando estiver totalmente derretido, coloque o chocolate até a marcação da forma de silicone.
- Em seguida, coloque a outra parte da forma sobre o chocolate e encaixe, fazendo pressão para que o chocolate se espalhe pelas laterais.
- Vire a forma de cabeça para baixo (com o fundo arredondado para cima) e leve à geladeira por aproximadamente 10 minutos.
- Depois é só abrir a forma de plástico e retirar a casca de chocolate com cuidado.
Para finalizar o seu ovo de páscoa caseiro, você pode recheá-lo com um delicioso creme tipo alpino. Veja essa receita deliciosa aqui: .