Ele é o responsável por deixar o molho da massa mais saboroso, o brigadeiro mais macio e o mousse mais cremoso. Você já sabe de quem estou falando não é mesmo?
O creme de leite em suas diferentes versões é, sem dúvida, um dos maiores aliados de uma cozinheira de mão cheia.
Porém, muitas vezes ele também é motivo de dúvida. Quando uma receita pede creme de leite, nem sempre fica claro qual o tipo que devemos usar. De caixinha, de lata, fresco? Com ou sem soro? Montado ou não?
Elaboramos este artigo para explicar as diferenças de cada um deles e qual deve ser utilizado para cada receita.
Creme de Leite de Caixinha
Sem dúvida, é o mais prático de todos. Seu soro já vem misturado e esta versão não precisa ser refrigerada até ser aberto. Pode ser mantido na prateleira por longos meses, isso porque ele contém conservante e espessante que prolonga sua vida útil.
Normalmente, este é o creme de leite com teor de gordura mais baixo (25% ou menos). Porém é bastante útil para elaboração de sobremesas como pudins e pratos salgados como molhos. Depois de aberto, lembre-se de guardá-lo na geladeira, de preferência em outro recipiente tampado.
Evite misturar esta versão com ingredientes ácidos como molho de tomate, por exemplo, pois, em estes casos, o creme tende a talhar.
Esse creme de leite não funciona para fazer chantilly e seu uso deve ser evitado na elaboração de doces que pedem maior teor de gordura, como ganache para trufas, por exemplo. Para estes casos prefira creme de leite fresco.
Creme de Leite de Lata
Para as receitas que pedem creme de leite sem soro, este é o ideal. Basta deixá-lo por algumas horas na geladeira para poder separar o soro com facilidade.
Você também pode utilizá-lo com o soro, apenas misture todo o conteúdo da lata. Como este creme também contém 25% de gordura, ele pode ser utilizado nas mesmas receitas que pedem creme de leite de caixinha.
Creme de Leite Light
O creme de leite light, tanto em caixinha como em lata, é uma versão com teor de gordura reduzido. Este pode ser uma boa opção para quem está fazendo uma dieta baixa em gordura.
De qualquer maneira, seu consumo deve ser moderado, pois, ainda assim o teor de gordura é alto (15%). Vale ressaltar que por conter menos gordura, não porta a mesma cremosidade aos pratos como o tradicional.
Creme de Leite Fresco ou Nata
A versão fresca (ou Nata como é conhecido no Sul do país) oferece cerca de 35% de gordura. Este é o único creme de leite que funciona para fazer chantilly.
Também é a opção ideal quando se trata de elaborar ganache para trufas ou outros alimentos que devem ser conservados fora da geladeira, pois seu alto teor de gordura permite que a vida útil da trufa se estenda.
Esta versão não talha ao ser submetida ao calor, ou seja, você pode esquentá-la sem problema.
Receita de Chantilly Caseiro
O chantilly caseiro é muito mais saboroso que a versão comprada pronta. Além de ser utilizado para decorar bolos e sobremesas, ele pode ser servido como acompanhante de frutas frescas.
Essa receita é muito fácil de fazer, basta ficar de olho na batedeira e seguir todas as instruções a risca.
Ingredientes necessários:
- 500ml de creme de leite fresco gelado
- 4 colheres de sopa de açúcar.
Modo de fazer:
- Leve os ingredientes a batedeira.
- Utilize o globo da batedeira e bata em velocidade alta.
- Fique de olho, o creme de leite vai começa a criar volume e a ficar durinho.
- Assim que você notar que o chantilly está firme, desligue a batedeira. Caso bata demais, o chantilly desanda e vira manteiga.
Para mais Receitas, Dicas e Curiosidades não deixe de seguir Receitas Tá na Hora!! 🙂
Ajude o Canal a Crescer Inscreva-se. isso nos Motiva Muito e é Grátis! 🙂