Muito confundida entre os iniciantes na cozinha, as massas folhada e de pastel tem funções e texturas diferentes, podendo afetar tanto no sabor quanto no visual do resultado final de suas receitas.

massa-folhada-e-massa-de-pastel

 

Para quem não quer se aventurar na preparação dessas massas, as duas podem ser facilmente encontradas na parte dos frios nos supermercados.

Devido a essa confusão, resolvemos fazer esse post explicando um pouquinho sobre as particularidades de cada uma delas.

 

Massa Folhada

O que é? A massa folhada nada mais é do que uma massa feita com farinha de trigo, água e sal, que possui várias camadas intercaladas com alguma gordura, tradicionalmente manteiga, o que garante sua leveza e crocância quando assada. Sua preparação é um pouco elaborada e requer muita paciência.

 

Como usar: Muito usada em doces e salgados (o mais conhecido é o Mil Folhas), essa é uma massa que requer muito cuidado, pois durante todo o processo ela deve estar sempre fria. Inclusive, muitos recomendam não usá-la em dias muito quentes.

mil-folhas

Fonte: uol.com.br

 

Cuidados necessários:  Evite trabalhar em grande quantidade, trabalhe com ela aos poucos, deixando o restante envolto em plástico filme dentro da geladeira para evitar que a manteiga derreta. Manteiga derretida = massa não folhada.

Colocar recheios quentes ou muito líquidos faz com que as camadas de manteigas murchem e a massa não folhe.

É importante lembrar que um forno frio também pode ser responsável por uma massa folhada pesada e sem lâminas. Então, sempre cheque a temperatura necessária para que ocorra o choque térmico e ela consiga crescer e ficar leve.

 

Massa de Pastel

O que é? A massa de pastel leva praticamente os mesmos ingredientes da massa folhada, mais o acréscimo de um pouco de Cachaça que garante a crocância e deixa a massa sequinha após a fritura.

Se não tiver cachaça serve vodka ou até álcool de cereais.

 

Como usar: Mesmo sendo uma massa mais firme, ela deve ser aberta bem fininha e frita com bastante óleo para que fique bem crocante. Ah! E o óleo tem de estar bem quente, em torno de uns 150° C.

Quando assada, essa massa tende a ficar um pouco mais dura e pesada. Então já sabem, massa levinha e crocante só frita no óleo.

massa-de-pastel-assada-e-frita

 

Cuidados necessários: Essa é uma massa bem menos delicada do que a massa folhada, mas ainda assim requer alguns cuidados.

Para conservar a massa de pastel deixe-a envolta em plástico filme na geladeira ou freezer. Se você vai fazer muitos pastéis, faça-os com antecedência, polvilhe farinha por cima e armazene como indicado acima.

E para deixar você com água na boca, vem aprender com a gente uma receita deliciosa de Cestinha de Massa de Pastel Recheada. Você vai amar!

 

Para mais Receitas, Dicas e Curiosidades não deixe de seguir Receitas Tá na Hora!! 🙂

 

Siga-me

Facebook Youtube Youtube

Compartilhe com os amigos e sua familía!

Deixe um comentário