Muito utilizada em sobremesas geladas, a gelatina incolor é uma grande aliada na hora de dar a textura e firmeza desejada em determinada receita.
Podemos encontrá-las de dois tipos diferentes: em pó e em folha. Mas o que sempre predomina é a dúvida de qual delas usar, em qual quantidade e como diluir.
Há um grande mito sobre qual forma é a melhor. E a verdade é que não existe isso de gelatina “certa ou errada”, as duas atendem as necessidades de qualquer receita, obtendo o mesmo resultado final. A diferença está na forma de diluir e na quantidade necessária de cada uma.
A vantagem da em folha é que quando bem hidratada tem menos chance de ficar algum granulado na mistura. Já a em pó tem a vantagem de poder ser hidratada previamente para usos futuros, é mais fácil de encontrar nos supermercados e mais barata. A versão em pó vem em embalagens com 12g e um envelope de gelatina em folhas, só possui 5 folhas, dando um total de 10g. Ou seja: uma embalagem de gelatina em pó equivale a 6 folhas.
MODO DE DILUIÇÃO:
Para obter um bom resultado na sua receita, na hora de escolher qual delas usar, observe a quantidade necessária e o procedimento de diluição. É muito importante saber como usar cada produto e ler as instruções que vem na embalagem de cada um.
Gelatina em Pó
Em uma panela pequena coloque água fria e polvilhe a gelatina por cima. Caso a receita não indique a quantidade de água a ser utilizada, use a proporção de 1 colher (sopa) de água (15ml) para 1 colher (chá) de gelatina em pó (4g).
Espere alguns minutos até que esteja hidratada. Em seguida, derreta no micro-ondas ou em banho-maria. É importante nunca deixar a gelatina ferver, pois ela perde a sua eficácia. Utilize logo em seguida.
Gelatina em Folha
Coloque uma grande quantidade de água fria em um recipiente e mergulhe a folha de gelatina inteira. Deixe de molho por 10 ou 15 minutos. Se você mergulhar mais de uma folha juntas, certifique-se de separá-las dentro da água, pois se ficarem juntas elas não vão absorver a água corretamente.
Quanto mais folhas você colocar, mais tempo vai levar. Mas atenção, não deixe a gelatina na água por muito tempo, pois ela pode começar a se quebrar. Em seguida, esprema as folhas para tirar o excesso de água. Após a drenagem aqueça-as em banho-maria e adicione logo à receita.
PS: Para os que não consomem nada de origem animal, existe a opção vegetal, o ágar-ágar, um produto extraído de algas marinhas vermelhas, que é comercializado na forma de pó.
Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos. 🙂
Para mais Receitas, Dicas e Curiosidades não deixe de seguir Receitas Tá na Hora!! 🙂